Assinar Feed RSS Visite nosso canal no Youtube! Siga-nos no Twitter! Encontre-nos no Google Plus! Encontre-nos no Facebook!

Jean-Jacques Rousseau – Do Contrato Social

Enviado por , em
Palavras-chave: , ,

Livro I
No Livro I, Rousseau propõe investigar se pode haver, na ordem civil, alguma regra de administração, legítima e segura, que tome os homens como são e as leis como podem ser, cuidando sempre de ligar o que o direito sanciona com o que o interesse prescreve, a fim de que a justiça e a utilidade não se encontrem divididas.

I – Assunto desse Primeiro Livro
O homem que nasceu livre hoje se encontra limitado pela ordem social, até mesmo o que governa os demais. Como ocorreu a mudança do estado natural ao civilizado Rousseau diz ignorar, mas propõe descobrir o que legitima tal fato.

Considerando apenas a força e o efeito derivado da mudança, é certo o homem obedecer a coerção que sofre pela ordem social. Mais certo ainda é questioná-la quando necessário, pois possui pleno direito para tanto. Todavia, a ordem social é um direito que alicerça todos os demais e se fundamenta em convenções e não na natureza.

II – Das Primeiras Sociedades
A família é a primeira das sociedades e a única natural. Os filhos se submetem aos pais apenas enquanto necessário para sua conservação. Se permanecerem por mais tempo não será naturalmente, mas por convenção. Desfeita a ligação entre estes, todos voltam ao estado de independência, sendo cada um o seu próprio senhor a proteger sua individual conservação.

A família é também o primeiro modelo das sociedades políticas. O pai representa o chefe e os filhos o povo, sendo todos nascidos livres e iguais e que alienam a liberdade apenas em função da utilidade. A diferença é que o pai sente amor pelos filhos e o chefe sente prazer em comandar.

Em defesa da idéia de que o poder de governar se estabelece em favor do interesse dos governados, Rousseau condena a concepção contrária, versada por Grotius, Hobbes e Calígula, que consiste em estabelecer o direito pelo fato, comparando o governante ao pastor de natureza superior e humano e o povo ao gado de natureza inferior e não-humano, que porventura lhes serve de alimento.

Da concepção aristotélica de que uns homens nascem escravos e outros para governar, Rousseau afirma ser correta. Porém, é uma idéia que toma o efeito pela causa, pois nascendo escravos os indivíduos perdem a vontade de se libertar e tomam gosto pela servidão. A força constituiu os primeiros e a covardia os perpetuou.

III – Do Direito do Mais Forte
Se a força não se converter em direito e a obediência em dever, o mais forte não será sempre o senhor, pois ceder à força é um ato de necessidade ou prudência e não de vontade. Se o direito vem da força, então poderia uma força maior sobrepor legitimamente tal direito, uma vez que o mais forte tem sempre razão. Assim, Rousseau afirma que a força não faz direito e que só se deve obedecer à legítima autoridade.

IV – Da Escravidão
Se um homem não possui autoridade natural sobre outro e se a força não produz direito, restam as convenções como base da autoridade legítima entre os homens.

Neste sentido, Rousseau refuta a afirmação de Grotius de que um povo pode alienar a sua liberdade e tornar-se escravo de um rei em troca de subsistência ou tranqüilidade civil. Sobre a premissa inicial, diz ser o rei quem retira a subsistência do povo em favor da própria. Quanto à tranqüilidade civil, Rousseau lembra que as guerras causadas pela ambição e avidez do rei afligem mais que as dissensões do povo. Também, a tranqüilidade não é fundamento absoluto no sentido de que também se vive tranquilamente em um calabouço, por exemplo. Afirmar que um homem se aliena gratuitamente é inconcebível e quem o faz não se encontra de posse de seu juízo. Supor a alienação de um povo inteiro é loucura, e loucura não faz direito.

Supondo, então, a alienação de cada indivíduo, estes não poderiam alienar seus filhos, visto que nascem livres e que apenas eles podem dispor de si próprios quando atingirem a idade da razão. Um governo arbitrário só seria legítimo se cada geração fosse senhor de admiti-lo ou rejeitá-lo, mas assim tal governo já não seria arbitrário.

Renunciar à liberdade é renunciar a qualidade de ser humano e não há compensação possível para quem a renuncie. É vão e contraditório estipular uma convenção entre uma autoridade absoluta de um lado e uma obediência sem limites de outro.

Sobre a origem do direito de escravizar proveniente da guerra, onde o individuo vencido abre mão da liberdade para não ser morto pelo vencedor, Rousseau lembra que o direito de matar os vencidos não resulta de um estado de guerra pelo simples fato de que os homens na primitiva independência não possuíam relações tão freqüentes que configurem estado de guerra ou estado de paz. A guerra é constituída pela relação das coisas, de Estado para Estado, onde os particulares são acidentalmente inimigos apenas enquanto defensores do Estado, na qualidade de soldados que, se rendendo ou se depondo, deixam de ser inimigos e voltam a ser simplesmente homens, não podendo outros dispor sobre suas vidas.

Se o direito de conquista se fundamenta na lei do mais forte e se a guerra não dá direito de massacrar os vencidos, a escravatura também não justifica. Mesmo se admitisse o direito de tudo matar, os conquistados só obedecem porque são forçados.
Por qualquer lado que se observe, o direito de escravizar é nulo por ser ilegítimo e absurdo. As palavras direito e escravatura são contraditórias.

V – É Preciso Remontar Sempre a um Primeiro Convênio
Submeter uma multidão não é reger uma sociedade. Mesmo considerando como ajuntamento, o seu chefe continua um particular que possui interesse distinto do interesse dos subjugados.

Um povo é um povo antes de se submeter a um líder e este ato de doação pressupõe uma decisão pública. Todavia, o ato que institui um povo como tal, que verdadeiramente fundamenta a sociedade, é anterior ao ato pelo qual se elege o rei. Se não houvesse tal convênio anterior, não haveria obrigação dos poucos indivíduos se submeterem à escolha da maioria.

VI – Do Pacto Social
Rousseau supõe que os indivíduos se uniram para transpor os obstáculos que sozinhos, em seu estado natural, não conseguiriam. A raça humana não sobreviveria sem a força proporcionada pela união.

A soma das forças surge apenas quando muitas pessoas se unem. Entretanto, a liberdade e a força são os principais instrumentos de conservação individual. O contrato social, assim, é o ato necessário para que a união preserve cada individuo e seus respectivos bens, obedecendo a si próprio e livre como antes.

As cláusulas do contrato social, embora nunca enunciadas, são reconhecidamente iguais em todos os lugares. Tais cláusulas são de tal modo determinadas pela natureza do ato que qualquer alteração o anula e, infringido o pacto social, os indivíduos voltam à liberdade natural e perdem a liberdade contratada.

Todas as disposições do contrato se reduzem na alienação total e sem reservas do indivíduo e seus direitos em favor da comunidade. Se todo individuo assim procede, a condição é igual para todos e não há motivos se onerar os demais. Se alguém resguardar qualquer direito, a falta de um juiz comum entre este e os demais faria com que cada indivíduo julgasse, além dos próprios atos, os atos dos demais, o que tornaria a associação tirânica ou inoperante.

Cada qual, se doando a todos, não se doa a ninguém. Se ganha o que se perde e mais força para conservar o que possui. Cada um deposita sua pessoa e seu poder sob a direção geral e recebe cada um coletivamente como parte indivisível do todo.

O pacto social produz um corpo moral e coletivo composto pela totalidade dos indivíduos que o instituiu. A pessoa pública formada pela soma das demais é conhecida como República ou corpo político, enquanto os associados recebem o nome de povo, cidadãos ou súditos, dependendo do contexto.

VII – Do Soberano
O ato de associação corresponde um acordo recíproco do público com os particulares. Cada indivíduo se acha obrigado como membro do soberano para com os particulares e como membro do estado para com o soberano. O indivíduo não está obrigado consigo, mas com o todo do qual faz parte.

A deliberação pública que obriga os súditos em face do soberano não pode obrigar o soberano em face de si mesmo. É contra a natureza do corpo político impor uma lei ao soberano não se pode infringir. Isso não significa que esse corpo não pode se comprometer com outros quando não derrogue o contrato, pois em relação ao estrangeiro esse corpo se torna um ser simples, um indivíduo.

Todavia, esse corpo político ou soberano não pode se obrigar a nada que derrogue o contrato, como alienar parte de si ou se submeter a outro soberano. Violar o ato que o institui implica em aniquilar-se.

Formado o corpo político, um ato contra um membro implica em um ato contra o corpo. Também, um ato contra o corpo implica em um ato contra seus membros. O dever e o interesse obrigam as duas partes contratantes a se ajudarem. Os mesmo homens devem buscar reunir as vantagens dessa dupla relação.

Sendo o soberano composto apenas pelos indivíduos que o compõe, não tem e não pode ter interesse contrário ao deles, prejudicando-os. Assim, o soberano não precisa dar garantias aos súditos. O soberano é o que deve ser.

Entretanto, este caso não se aplica dos indivíduos em relação ao soberano. Ninguém responderia seus compromissos se não encontrasse meios de assegurar-se de sua felicidade.

Cada indivíduo, como homem, pode ter interesse particular distinto do interesse comum, como cidadão. Como sua existência independente do contrato, tende ele considerar que sua obrigação à causa comum é uma contribuição gratuita. Visto que o Estado é um ser moral e não humano, tende a gozar os direitos de cidadão sem querer cumprir os deveres de súdito.
Para que o pacto social não constitua um ato vão, todo o corpo constrangerá o individuo a obedecer à vontade geral.

VIII – Do Estado Civil
A passagem do estado natural ao civil produz transformações no homem, substituindo o instinto pela justiça e conferindo moralidade às suas ações. O homem se vê obrigado a agir conforme princípios distintos dos naturais. Ao entrar no estado civil, o homem passa de animal estúpido a um ser inteligente.

Esta mudança implica em perdas e ganhos. Com o contrato social, o homem perde a liberdade natural e o direito ilimitado sobre as coisas. Em contrapartida, ganha liberdade civil, liberdade moral e propriedade do que possui. A liberdade natural é limitada pela força individual e a civil pela vontade geral. A liberdade moral é o que torna o homem senhor de si, enquanto o impulso do mero apetite é escravidão.

IX – Do Domínio Real
Os indivíduos alienam a si, seus recursos e seus bens à comunidade no ato de sua formação. A natureza da posse não muda se tornando propriedade nas mãos do Estado, mas a posse pública é mais forte e mais irrevogável que a individual. O Estado, perante seus súditos, é o senhor de todos os bens pelo contrato social. Entretanto, perante outras potências, é senhor pelo direito de primeiro ocupante concedido pelos súditos.

O direito de primeiro ocupante apenas se torna verdadeiro direito após o direito de propriedade se estabelecer. O homem tem direito ao que lhe é necessário, mas o ato positivo, que o torna proprietário, o exclui de todo o resto. Tornando-se proprietário de seus bens, o homem deve se limitar a estes, sem nenhum direito à comunidade, que explica o fato de o direito de primeiro ocupante, tão frágil no estado de natureza, ser respeitável pelos homens civis.

Para se autorizar o direito de primeiro ocupante devem ser observadas três condições: que o terreno não seja habitado por ninguém, que só ocupe a porção que lhe é necessário e que se tome posse não por cerimônia, mas pelo trabalho e cultivo, sinais de propriedade na ausência de títulos jurídicos e que devem ser respeitados pelos outros.

Neste sentido, Rousseau demonstra a ilegitimidade de ocupações que não obedeçam estas condições com o exemplo da colonização espanhola nas Américas com Vasco Nuñes Balboa, qualificando-as como usurpação punível.

As terras dos indivíduos, reunidas e contiguas, se tornaram território público, e o direito de soberania, que se estendia sobre os súditos, tornaram suas propriedades reais e pessoais, criando uma dependência ainda maior dos possuidores que utilizam suas forças para a sua felicidade. Reis antigos, que não percebiam essa vantagem, se denominavam reis dos povos, como rei dos persas. Reis de hoje, mais hábeis, se intitulam reis dos territórios, como rei da Espanha. Dominando os territórios se fazem mais confiantes para dominar os habitantes.

Uma peculiaridade dessa alienação é o fato de a comunidade aceitando as terras dos particulares, ao passo de destituí-los, os garante posse legítima, transformando a usurpação em direito, a fruição em propriedade e os possuidores em depositários do bem público, com seus direitos respeitados pelos membros do Estado e sustentados contra o estrangeiro.

Também pode ocorrer de os homens se unirem sem propriedades. Apossando-se posteriormente de qualquer terreno, podem usá-lo comunitariamente ou dividi-lo, seja em partes iguais ou em partes apontadas pelo soberano. Independente de como se adquire a propriedade, o direito do particular sobre os seus bens está subordinado ao direito que a comunidade tem sobre tudo.

Encerrando o Livro I e o Capítulo IX, Rousseau faz uma observação que fundamenta todo o sistema social. Assevera que ao passo de extinguir o direito natural, o pacto fundamental substitui por uma igualdade moral a desigualdade dos indivíduos, seja de força ou talento, tornando-os iguais por convenção e direito.

Bibliografia:
Rousseaul, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Ricardo Rodrigues da Gama. 1ª ed. São Paulo: Russel, 2006.

Comentários

166 comentários sobre “Jean-Jacques Rousseau – Do Contrato Social

  1. Livia disse:

    ‘ alguém tem os resumos dos outros livros??

  2. cildinha disse:

    ola danilo se possivel me envia por email o resumo de todo o livro do contrato social
    tenho prova sexta e estou con dificuldades bjus e obg

  3. SUZANE DANTAS disse:

    Olá Danilo bom dia, estou estudando o livro O Contrato Social, pois é um dos assuntos para a prova desse bimestre, além do fato que temos que entregar um resumo de todo livro no dia da prova. Gostaria se possível que você pudesse me enviar o resumo completo entendo que o seu está bem elaborado e fica ainda mais fácil para estudar e claro vai facilitar e muito a minha vida pois o tempo não está sendo suficiente para tantos trabalhos.

  4. Gorete disse:

    Oi, vc poderia mandar o restante do fichamento para o meu e-mail.
    Desde ja agradeço.

  5. dionnatan disse:

    ola vx poderia manda o resumo completo de todos os livros do contrato

  6. huanila disse:

    se nao for muito incomodo teria como me mandar o resto do livro por imail, porque com teu resumo fica mais claro compreender o livro

  7. Stephanie disse:

    Por gentileza, me manda o resumo do livro IV ?

  8. fabiana disse:

    Por gentileza, me manda o resumo do livro III e IV

    Obrigada,

  9. Danilo, boa tarde poderia tambem disponibilizar o restante do conteúdo em meu e mai. disse:

    Muito bommmm seu conteudo

  10. camila disse:

    OI DANILO PODE ME ENVIAR ESTE RESUMO.
    POR FAVOR.
    OBRIGADA!

  11. Stephanie disse:

    PARABÉNS, FICOU ÓTIMO! VOCÊ PODE ENVIAR PRA O MEU EMAIL?

  12. Olá, Fernando!

    Ainda não concluímos o resumo dos capítulos seguintes. Todavia, considerando a enorme procura, brevemente publicaremos os títulos restantes por aqui.

    Abraços e bons estudos!

  13. Olá, Christiane!

    Ainda não concluímos o resumo dos capítulos seguintes. Todavia, considerando a enorme procura, brevemente publicaremos os títulos restantes por aqui.

    Abraços e bons estudos!

  14. Christiane C. Miranda disse:

    Parabéns Danilo! maravilhoso seu trabalho.
    Vc poderia mandar para o meu email o trabalho completo, ou seja, os outros livros restantes? Muitíssimo obrigada!

  15. fernando disse:

    ola , seu resumo foi otimo, agora consegui entender esse livro,se por bondade sua ,poderia me mandar o resumo completo..vou ficar muito agradecido

  16. Silmara disse:

    Olá Danilo, gostei muito do resumo. Vc poderia me enviar o resumo completo. Obrigada
    .

  17. Hugo Magalhães disse:

    Olá gostaria se possível, é claro, que me envia-se o resumo completo.

    Agradeço desde já,
    meu e-mail: hugobm90@gmail.com

  18. Isabella suellen disse:

    ola será que poderia me mandar o resumo completo?
    obrigada…

  19. Mayara disse:

    Você poderia me passar o resumo do livro III pra o meu e-mail?
    estou com muita dificuldade!

  20. Mayara disse:

    Você poderia me passar o resumo do livro III pra o meu e-mail?
    estou com muita dificuldade!

  21. Danielle disse:

    Muito bem explicado seu resumo, gostaria de ter o material completo por email.

    Boa tarde

  22. Leila Melo disse:

    Boa tarde! Nossa, ficou ótima!
    Você teria a do 3º livro? Seria possível enviá-la pro meu email?
    Muito obrigada!

  23. Karoline disse:

    Olá Danilo, boa tarde !
    A resenha esta ótima, seria possível envia-la para meu e-mail !?
    Agradeço desde já.

  24. crislaynne disse:

    Ola Danilo gostei muito do seu resumo,parabéns…Tem como mandar o resumo do livro completo pro meu e-mail???…
    abraços!!!

  25. Raphaela disse:

    Ola Danilo, adoreeeeeeeeeeeeiii o resumo, parabéns … Tem como me mandar o resumo do livro completo pra mim??? …

    Abraços !!!

  26. Nayara Quércia disse:

    Boa noite Danilo
    vc poderia me disponibiliza os resumos dos livros por e-mail?

    gostei muito do seu resumo.

  27. Cecilia disse:

    Que resumo lindo!Parabéns!Poderia mandar do Livro III por favor??adorei!

  28. Vivian Ribeiro disse:

    Por favor, envie o resumo completo p meu email tb!! Preciso fazer um artigo científico esse final de semana! Aguardo! Obrigada

  29. Adriely disse:

    Oi, poderia me mandar o resumo completo por email!? Preciso fazer um fichamento sobre o livro, e com o seu resumo ficou bem mais fácil a compreensão. Obrigada!

  30. Matheus disse:

    Oi, se possivel você poderia me mandar por e-mail o livro III e IV do Contrato Social?
    Estou lendo o livro, e o seu resumo tem me ajudado muito a entende-lo melhor, preciso fazer um breve resumo sobre os capítulos e isto me ajudaria muito a captar a idéia central de cada um!

    obrigado.

  31. Mônica disse:

    Por favor, também gostaria de obter o resumo por e-mail; obrigada!

  32. Nuria disse:

    Ola Danilo, vc poderia por gentileza disponibilizar todo resumo pro meu email por favor::;;;;

  33. Daiane disse:

    adorei!!!
    acho esse texto muito importante e ajuda bastante a compreender a concepçao de Rousseau

  34. ernestina souza disse:

    OLA,MUITO BOM O SEU RESUMO VC PODERIA ME MA
    NDAR A SUA CONCLUSAO FINAL DO LIVRO.

  35. Mosenia Felix disse:

    Se possível poderia me enviar um resumo do livro III, tenho seminário e não estou entendendo.

  36. milton disse:

    muito bom seu trabalho Danilo. Comecei a ler o livro, mas, confesso que estou com dificuldade para fazer 1 resumo. Caso vc tenha o resumo dos outros livros e possa compartilhar, te agradeço, abrc.

  37. danilo alves disse:

    Eu estou estudando esse livro de contrato social e preciso resulmir capitulo por capitulo e despois de cada capitulo fazer um resumo dele e assim com tdo o livro Vc poderia me ajudar se tiver o trabalho completo me enviar por email para que eu possa ter uma base pois seu resumo está ótimo e muito fácil de entender Obrigado

  38. Eli disse:

    Ola, td bem? Eu estou estudando esse livro de contrato social e preciso resulmir capitulo por capitulo e despois de cada capitulo fazer um resumo dele e assim com tdo o livro. Vc poderia me ajudar, se tiver o trabalho completo me enviar por email para que eu possa ter uma base, pois seu resumo está ótimo e facil de entender. Obrigado. Eli

  39. rafael disse:

    e ai irmão ,muito bom seu resumo ,ele ajuda muito para conseguir entender o livro , voce poderia me mandar do livro inteiro se voce tiver , parabens pelo seu trabalho ,,abrços

  40. Oziel disse:

    Email: Ziell_@hotmail.com

    poderia me passar o resumo dos Livro II, III, IV

  41. Oziel disse:

    Olá se poder me mandar completo no email, serei muito grato…

    abraço

  42. Paulo Henrique disse:

    Danilo, é muito rico e vasto o conteúdo de seu trabalho, queria utiliza-lo na area jurídica.Te pesso se for possível, este seu trabalho magnifico na integra, para aperfeiçoamento de meu trabalho..envie pelo meu email,

    anteciosamente

    Paulo Henrique

  43. Carine disse:

    Oi, se possivel você poderia me mandar por e-mail o livro III e IV do Contrato Social?
    Estou lendo o livro, e o seu resumo tem me ajudado muito a entende-lo melhor, preciso fazer um breve resumo sobre os capítulos e isto me ajudaria muito a captar a idéia central de cada um!
    desde já agradeço!

  44. Marília disse:

    ola Danilo, preciso de fazer um trabalho sobre contrato social. pode disponibilizar o resumo do livro III pra meu e-mail?
    agradeço
    abraço.
    Marília
    Email: marilialiram@hotmail.com

  45. Natasha disse:

    Ow se puder manda completo no meu email

    Obrigado *-*

  46. Thays Corrêa disse:

    Olá Danilo,
    você poderia me mandar o resumo dos capítulos do Contrato Social inteiro, por favor?
    Desde já obrigada.

  47. Aleinaldo Batista Silva disse:

    Favor mandar o fichamento do livro lll e lV do contrato social.

  48. Glacieny disse:

    Vc me manda o resumo do livroIII do livro O Contrato Social por email.. Preciso para a realização de um trabalho. Grata!

  49. alan disse:

    Danilo, voce poderia mandar para meu email?

  50. fred disse:

    Danilo, voce poderia mandar para meu email?

  51. Barbara Mello disse:

    Danilo , ola
    voce poderia manda o resumo completo para meu e-mail,pois nao estou compreendo muito bem o livro e vou faazer um prova, muito obrigada :D

  52. Marco Lima disse:

    Caro, Danilo gostaria que vc poderia enviar o resumo completo para o meu e-mail, pois esta muito bom…desde ja obrigado!!!

  53. Marília disse:

    ola danilo vc poderia me enviar o resumo inteiro por e-mail….
    Parabens muito bom seu resumo…

  54. Emmanuel disse:

    olá danilo vc pode me enviar o resumo completo por favor

  55. Rafaela disse:

    Olá Danilo, gostei muito do seu resumo voce poderia me emviar por e-mail,
    beijos obrigadinha *.*

  56. isabela disse:

    Olá danilo..parabéns pelo seu resumo..
    você pode por favor me enviar o fichamento do livro III e IV do contrato social?
    beijos e obrigada

  57. JC disse:

    Oi Danilo, muito bom o seu resumo, parabens!
    Voce tem o resumo do livro inteiro?
    Poderia me mandar por e-mail, por favor?
    Obrigada.

  58. Amanda disse:

    Oi Danilo, muito bom o seu resumo, parabens!
    Voce tem o resumo do livro inteiro?
    Poderia me mandar por e-mail, por favor?
    Obrigada.

  59. Yuri disse:

    Ah, me desculpe. Não vi direito e só agora percebi que você já fez o resumo do Livro II. Já é suficiente, obrigada.

  60. Yuri disse:

    Oi, tudo bem? Você poderia me mandar o resumo dos capítulos do Contrato Social inteiro, por favor?
    Acredito que você explica muito bem a idéia central de cada um.
    Obrigada.

  61. sonia maria disse:

    ola Danilo, preciso de fazer um trabalho sobre contrato social. pode disponibilizar o resumo pra meu e-mail?
    agradeço
    abraço
    sonia

  62. MARIA disse:

    VOCÊ PODERIA MANDAR-ME O RESUMO DOS LIVROS III E IV DO CONTRATO SOCIAL DE RUOSSEAU? ESSES DOIS PRIMEIROS ME AJUDARAM MUITO MESMO, EU ESTOU IPER ATAREFADA NÃO CONSIGO ENTREGAR TODOS OS TRABALHOS SÃO MUITOS, ESTOU DESESPERADA. ME AJUDE POR FAVOR!
    OBRIDA.

  63. Julia disse:

    Olá Danilo, muito bom o seu resumo.
    Se vc puder, pode mandar o do livro inteiro para o meu e-mail? Se não for possível, pode ser só o Livro III, pois é o que estou com maior dificuldade. Obrigada!

  64. Bethania disse:

    Nossa parabéns fico muito bom. por favor envia no meu e-mail que eu to lendo o livro e o seu resumo e ta bem facil de entendee

  65. eva disse:

    ola danilo,vc poderia mandar o resumo completo para meu e-mail? obrigada.

  66. VILMA disse:

    Oi Danilo.

    Sou aluna do curso de Direito e adorei o seu trabalho.
    Será que poderia me enviar a resenha completa do livro?
    Preciso desenvolver um trabalho do livro III. Se não puder
    me enviar o livro todo poderia me enviar pelo menos essa parte? Te agradeço muito.

    Aguardo retorno

    Obrigada.

  67. Amanda disse:

    Ola!
    Estou precisando muito dos resumos do livro III e IV do Contrato Social, estão sendo muito uteis para mim, ficaria muito grata se pudesse enviar no meu e-mail, até o fim deste mês. Agradeço desde de já.!

  68. claudia lopes camacho disse:

    por favor,preciso urgente do resumo o contrato social rosseau.por favor me ajudem…..pode me enviarem pelo meu email claudialopes53@hotmail.com////obrigada///

  69. Rose disse:

    Olá Danilo,
    Sou aluna de Filosofia e preciso fazer um artigo envolvendo o capítulo XV – Dos deputados e representantes com o texto “O Engano do Povo Inglês”. Adorei o seu dissernimento acerca do Contrato Social de Rousseau. Gostaria de saber se vc pode me dar uma ajuda, assim como, enviar ao meu email a resenha do Contrato Social de Rousseau. Desde já, agradeço a sua atenção!!! Abs.

  70. Vanessa Marcondes disse:

    Olá Danilo, suas resenhas são ótimas, muito claras. Se puder me ajudar, preciso com urgência da resenha do livro III do Contrato Social. Desde já, agradeço. Abraços. Vanessa.

  71. claudio disse:

    uma bela resenha vc fez meu caro filósofo, muito bem analisada, mas cheio de erros quanto ao estado de natureza. pois o estado de natureza a meu ver é um estado bom e ñ de mediocridade, sendo q a mediocridade surge justamente quando o homem começa a degladiar com os outros.
    abbaço.

  72. thamires disse:

    ola, queria o resumo do livro 3 e 4 do contrato social, teria como me enviar, tenho uma apresentacao para segunda feira por favor me ajude. Agradeco desde ja.

  73. Joana D'arc disse:

    Oi Danilo, muito bom o seu resumo, parabéns!
    Você pode enviar o resumo do livro inteiro?
    Por favor poderia me mandar por e-mail?

    Grata
    Joana D’arc

  74. Alberto disse:

    gostei muito dos teus resumos, estao a ser- me muito uteis. Sera que podes me enviar o resto do resumos. Agradecia, tenho muita urgencia. Meu email: gdimas.1213@gmail.com

  75. aline cavalcante monteiro bonifacio disse:

    Ola será q vc pode me mandar esse resumo completo?????
    Preciso o qto antes. Mto obrigada. Aline

  76. Vitoria disse:

    Oi Danilo, muito bom o seu resumo, parabens!
    Voce tem o resumo do livro inteiro?
    Poderia me mandar por e-mail, por favor?
    Obrigada.

  77. adrielly disse:

    danilo sera que voce pode me enviar a resenha desde livro no meu e-mail?
    adrielly.crizolly@hotmail.com
    se puder eu agradeço…

  78. ana beatriz disse:

    olá,
    estou precisando muito do fichamento do livro dos delitos e das penas. é para entregar sexta . ficaria muito grat se vc me mandasse.
    obrigada

  79. Bruna Faustino disse:

    Olá Danilo,
    Gostaria de saber se você pode por gentileza me passar o restante do seu fichamento sobre o Livro Do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau.
    Vi o fichamento que você fez da primeira parte do livro e ficou muito bom, se puder me e-viar principalmente o ultimo livro te agradecerei imençamente, pois tenho uma apresentação dentro de 7 dias e não estou conceguindo terminar…
    Desde já agradeço sua atenção… Abraços Bruna Faustino

  80. Julian disse:

    Olá Danilo
    Muito boa sua resenha, ajudou muito.
    Gostaria de receber também os resumos do livro II, III, IV e V por email.
    Desde já muito obrigada!

  81. Heverton Danilo Ferreira disse:

    Ola, boa tarde!!!

    Otimo a Resenha do livro,,perfeito, vc teria o restante do livro pra postar no e-mail , por gentileza.Desde ja grato,

    Heverton Danilo Ferreira

  82. Ivan disse:

    Olá Danilo
    Muito boa sua resenha me ajudou bastante, gostaria de receber também os resumos do livro II, III e IV por email.
    Desde já muito obrigado!

  83. camila disse:

    olá
    gostaria de saber se você tem e pode me mandar as resenhas das outras partes (III e IV), desde já agradeço.

  84. Daniela disse:

    Olá Danilo
    Muito boa sua resenha, ajudou esclarecer alguns pontos que estava com dúvidas.
    Gostaria de receber também os resumos do livro II, III, IV e V por email.
    Desde já muito obrigada!

  85. agnoel disse:

    Oi,gostaria que alguem me enviasse o resumo do livro,obr

  86. Daniel A.Freire disse:

    Parabéns pelo resumo,linguaguem fácil e bem clara, mas particularmente ainda tive dificuldades em dois capítulos, entretando apronfundarei melhor o assunto… não tive muito tempo para estudar o livro integralmente enfim, de qualquer forma meus agradecimentos pela iniciativa.

  87. Joedson Rolly disse:

    Preciso urgente do resumo completo!
    Será que poderia me enviar?
    Desde já obrigado.

  88. Amaral disse:

    colega danilo,podes me enviar o resumo de pelomenos 15 paginas.do livro o contrato social de jean jackes rousseau

  89. linniker disse:

    olá Danilo vc pode me enviar o fichamento completo desse livro por favor ?

  90. Lucas disse:

    olá
    preciso deste resumo completo voce teria ele para me mandar?
    MUITO OBRIGADO!

  91. Felipe Moraes disse:

    Muito bom seu resumo Danilo.
    Sera que poderia me mandar todo o livro por email.
    Obrigado.,

  92. leonardo disse:

    Oi! Tudo bom, primeiramente, gostaria de dizer que a resenha esta muito boa e que tenho que trabalhar um livro e não sabia por onde começar.Acho um absurdo que os professores não ensinem a seus alunos, algo tão importante . Irei tomar a tua por exemplo e construir A MINHA. OBRIGADO.. E SE TIVER ALGUMA TÉCNICA DE CONSTRUÇÃO,POR FAVOR, ME ENVIE

  93. Maria de Fátima disse:

    Muito bom, era exatamente o que eu queria, OBRIGADÃO.

  94. Bianca disse:

    Olá!!!
    Tudo bem?
    Gostaria de saber se vc possui o resumo do livro Como Nasceo Direito de Francesco Carnelutti. Por favor se tiver envie para mim…
    Muito obrigada!!!
    Bianca

  95. Maria disse:

    Oi Danilo!

    Muito bom…ficaria muito grato se enviasse por e-mail pra mim o resumo todo. Desde já agradeço.
    Um abraço.

  96. fuck disse:

    Resenha do Caralho!
    Fuck It!

  97. Rodolpho disse:

    Qria q mandasse pro meu e-mail.
    Abraço

  98. Rodolpho disse:

    Ola Danilo,

    Queria a origem, como foi criado e objetivo do Contrato Social de Jean Jacques Rousseau.

    Obrigado.

  99. maria de lourdes disse:

    Olá , gostaria do resumo do Contrato Social do Rousseau, estou no primeiro ano de Direito, nao estou entendendo essa materia.
    E sobre os contratualistas, Kelsen, Hobbes, tem alguma coisa?

  100. Rafaela disse:

    Adorei!! Para quem trabalha e estuda e não tem tempo de ler todos os livros necessários, sua resenha está excelente, vez que tem todos os elementos necessários do livro. Parabéns!!

  101. Danilo disse:

    muito bom, seu resumo!! pode mandar o resumo do livro inteiro no meu email também?
    valeu!!

  102. lucianno disse:

    E ai tranquilo!Boa Tarde,quero saber se vc pode contribuir para uma pesquisa que estou iniciando.Preciso de algo mais relacionado a Emilio,da Educação livro 03…Estou lendo o livro,mas gostaria de ler algo desta coluna.Ponto de vista ,argumento,enfim um parecer de seu modo de ler as entrelinhas.É possível?!Se sim,obrigado,sa não obrigado tbém…lucianno

  103. Marcos disse:

    Eta cambada de gente preguiçosa…. Deviam ter vergonha de pedir resumo ou resenha…
    Peguem o livro e leiam…
    Conhecimento não ocupa espaço…

  104. Michelle Bentes disse:

    Gostei muito, mais vc poderia me mandar o resto do resumo ??

    valeuu

  105. Helena disse:

    Olá, muito boa mesmo a sua resenha, pode me mandar a do livro III?

  106. Ubiratan M. de Andrade disse:

    ok achei o comentario ilustre mais como alguen falou precisa de fontes academica para maior validação.

  107. Isabel Ap disse:

    OIIIII, SE vc já acabou a resenha do livro se vc podesse me enviar, ficaria agradecida.

  108. Sergio Cassio disse:

    Olá caro colega, vc já teria feito a resenha dos outros livros??? Se já tiver feito poderia me enviar que ficarei grato. Abraços

  109. andressa andrade disse:

    Olá.
    PErfeita a sua resenha, mais eu gostaria do resumo do livro ,do contrato social e que me enviasse o resumo por partes do livro 3 e 4.
    Desde já agradeço!
    o quanto antes me enviar, eu fico grata!

  110. Camila disse:

    ficou otima sua resenha, preciso do resumo do contrato social II, III IV ficarei grata se me mandar!!

  111. sayonara disse:

    preciso do resumo do livro o contrato social livro II e IV

  112. sayonara disse:

    preciso do resumo do livro o contrato social livra II e IV

  113. Éverton disse:

    alguem tem o resumo do Livro IV do contrato social??

    valeu

  114. Sandra disse:

    Sua exposição foi brilhante, estamos precisando de mais pessoas como vc,parabéns.

  115. michelle da silva disse:

    ola gostei mto do seu resumo e gostaria de saber se voce tem o resumo do resto do livro eu agradeceria se voce pudesse me dar. desde ja obrigada.

  116. josiane rondon disse:

    por favor preciso do resumo completo do livro contrato social li a sua resenha e achei inteligente o seu trabalho as suas ideias diante da realidadeque vivemos voce resumiu atraves desse livro.Obrigada desde já agradeço

  117. Patricia Nascimento disse:

    Ola, belo trabalho, meus parabéns. Posso pedir um favor, se tiver o resumo do livro pode enviar em meu e-mail?
    Agradeço desde já!!!

  118. simone disse:

    ótima sua resenha me ajudou muito em um trabalho.
    valeuuuuuuuuuuuuuuu

  119. paola disse:

    ajudou mto na nossa pesquisa bjssss

  120. Isabella Swan disse:

    Thank you man, very good! Congratulations !

  121. ricardo disse:

    Olá, estou precisando do resumo do livro todo “Do Contrato Social”. Será que você poderia mandar no meu e-mail, por favor?
    Desde ja agradeço!

  122. niva miranda disse:

    ja tinha lido a obra e não me tinha ficado muito claro, mas com a sua resenha compreendi-a melhor.
    parabens por mim fizeste um optimo trabalho

  123. Phelippe disse:

    Meus parabéns, precisava de uma base para o meu fichamento e esse ficou ótimo, quanto aos que querem além dessa resenha querem a obra inteira Do Contrato Social, outras obras de Rousseau, e também outros grandes clássicos, podem acessar o site do Dominio Publico (procurem no Google). São arquivos pequenos, apenas alguns megas, de graça.

    Valeu’ O livro I e o II são os mais complicados de se entender e fichar. Por isso quem termina seu fichamento, postem em tópicos, para ajudar os outros. Terminei o meu do livro I, mas como já está aí muito bom, nem preciso postar o meu. ^^

  124. marcio disse:

    sa rseha ficou muito boa vc nõ teria a do livro III tbm é que tenho que etrega essa resenha no prximo dia 27-03-09. agradeço antecipadamente

  125. Carlos disse:

    Bom dia! Por favor, estou a procura do resumo : Contrato Social! E, de como nasce o Direito, Francesco! Pode me ajudar…desde já agradeço! sds.

  126. Mayara Cora disse:

    Ola estava procurando o resumo do livro Contrato Social,
    por favor se for possivel gostaria que me mandasse para o meu e-mail.

    Obriga

  127. José Arthur disse:

    ilustre colega
    sou acadêmico de filosofia da PUCPR. Estou pesquisando sobre a teoria politica de Rousseau no Contrato Social para a realização de minha monografia. Você poderia me mandar algum arquivo sobre o assunto? Desde já agradeço a atenção.

  128. Mayara disse:

    Oi… preciso dos resumos do Livro IV do Contrato Social, e do Resumo Politica: Quem manda, por que manda, como manda, Autor: João Ubaldo Ribeiro

  129. carlos adriano disse:

    caro colega.
    sou um estudante de filosofia da uern, e estou fazendo minha monografia em rousseau sobre o homem que tem o poder de decidir rumos atraves de suas escolhas na sociedade que ele habita. vc poderia me ajudar. desde ja lhe sou muito grat.

  130. andrea disse:

    oi danilo,

    tenho um seminário para apresentar sobre o contrato social, queria que voce me desse alguma dica sobre a intituição do governo para rousseau, e da parte que ele diz que o governo nao e um contrato.
    agradeceria muito sua ajuda

  131. Sidene disse:

    Oi Danilo,
    Vc chegou fazer o resumo de todo o livro???
    Se puder me enviar, ficarei eternamente grata.

    Sidene

  132. ERONILDES MENDES disse:

    Danilo,
    A sua interpretação ajudou-me em muito a compreender o Livro I do Contrato Social de Rousseau. Fineza encaminhar, urgente, as demais interpretações sobre os Livros II, III e IV para que possa estudar todo o livro.
    Gta.
    Eronildes

  133. felipe disse:

    este resumo e muito bom pois se nao fosse ele iria me ferrar na prova ainda bem que encontrei a tempo

  134. […] Veja também: Jean-Jacques Rousseau – Do Contrato Social – Livro I […]

  135. Natalia disse:

    Oi Danilo, ótima resenha, parabens!
    Vc tem as resenhas do Livro II e do Livro III tambem?
    Se tiver, poderia me mandar?

    Obrigada!

  136. FABIO disse:

    Boa tarde Danilo,

    Como consigo o restante do resumo do livro O contrato de Rosseau?

    Obrigado.

  137. Gilliard de Araújo Paula disse:

    olá Danilo se for possível me mandar por e-mail o resumo do livro II do contrato social de Rousseau ficaria muito grato!!!
    desde já gradeço….

  138. Clarissa disse:

    Oi Danilo,

    gostaria de saber se você já terminou o fichamento e se poderia me fornecer.. A parte 2. Tenho uma prova para estudar sobre este livro! Porem não tenho tempo e estou muuuito atrasada!! Sera de grande ajuda! :)

  139. clarissa disse:

    Oi Danilo, tudo bom?
    Tô precisando urgente do Livro 2. Só que com bastante urgencia.. você poderia por gentileza me mandar por email?

    Grata.

  140. Norma Santos disse:

    Oi Danilo,

    Se você puder me ajudar, agradeço. Estou numa situação delicada, vou apresentar um seminário dia 16/09/2008 e fiquei praticamente sozinha para desenvolver o trabalho sobre do Contrato Social de Rosseau e o tempo é curto. Aguardo um retorno seu quanto a conclusão do restante do livro.

  141. Norma Santos disse:

    Oi Danilo,

    Se você puder me ajudar, agradeço. Estou numa situação delicada, vou apresentar um seminário dia 16/09/2008 e fiquei praticamente sozinha para desenvolver o trabalho sobre do Contrato Social de Rosseau e o tempo é curto. Aguardo um retorno seu quanto a conclusão do restante do livro.

  142. Ana disse:

    Olá, você tem o restante do livro? Gostaria muito de saber… se puder me enviar..
    Obrigada

  143. Norma Santos disse:

    Oi Danilo,

    Paraabéns pelo seu trabalho.Você já concluiu o restante do livro. Será que pode me enviar por e-mail. Agradeço imensamente. Sucesso!

  144. Ana Cristina disse:

    Olá, estou precisando do resumo do livro todo “Do Contrato Social”. Será que você poderia mandar no meu e-mail, por favor?
    Desde ja agradeço!

  145. Ângela Maria disse:

    Parabéns, muito bom seu trabalho, gostaria muito de receber o restante em meu e-mail. Continue assim, brilhando.

  146. Quero o resumo no meu e-mail livro contrato social

  147. Celia damas Peixoto disse:

    quero esse resumo do livro contrato social no e-mail

  148. william disse:

    se vc tiver o restante do resumo do livro me envie ok? parabens por seu trabalho

  149. Évelin disse:

    Oláá.. gostaria de saber c terminou o restante?
    Muito obrigada

  150. aline disse:

    e ai? alguem me dá noticias?

  151. aline disse:

    olá adorei o sua resenha! vc ja terminou de fichar o resto do livro? é que eu preciso muuuito dele. se sim por favor me envia?
    agradeço desde já!
    beijos :*

  152. Luci disse:

    Olha eu de novo…rs!!
    Aliás de tiver do livro inteiro, e puder me mandar eu agradeceria, pois fica bem melhor entender Rosseau através de suas palavras, li o que escreveu no livro I e adorei… parabéns!!!

    Abraços
    Luci

  153. Luci disse:

    Oi Danilo, Boa Tarde…

    Estou no primeiro ano de direito, e to me ferrando na materia de ciências politicas, rs!
    O professor esta usando o livro do Rosseau, o contrato social, e não consigo entender nada a respeito. Esse bimestre preciso fazer a resenha do livro IV é um trabalho que vale como parte da prova, e não sei como comecar, será que pode me ajudar?

    Desde já agradeço,
    Abraços
    Luci

  154. Bethânia disse:

    Olá.. estava procurando um resumo desse livro e achei esse seu.. muito bom! Seria possível me enviar o livro por e-mail? Obrigada =)
    beetterfly@hotmail.com

  155. Bárbara Góes disse:

    Sr. Danilo,

    Li a sua resenha e adorei, mostra de forma compreensível e o livro é literalmente tediante. Preciso fazer um trabalho sobre este livro, teria como o Sr. está me enviando o restante do livro.

    No aguardo,

    Bárbara Góes.

  156. Geraldo,

    Caso tenha terminado a resenha do Manifesto, poste-o aqui!

    Grande abraço!

  157. Évelin,

    Ainda não me sobrou o tempo necessário para escrever o restante do resumo. Creio que em duas semanas, no máximo, o postarei!

    Bons estudos!

  158. Évelin Cordeiro Duarte disse:

    Olá Danilo,
    gostei muito do resumo,
    você tem a continuação?
    Ficaria grata.
    Aguardo.

  159. Geraldo disse:

    A cada leitura, não importa se é um livro ou um texto, nos leva a uma ótica diferente, principalmente quando se trata dos grandes pensadores clássicos. Portanto, este resumo permitiu avaliar de forma sintética e ao mesmo tempo uma visão holistica da sociologia e da politica.

    Estou trabalhando o Manisto do Partido Comunista – Marx e Engels. Se tiver algum comentário, gostaria de compartilhar.

    Abraço e meus agradecimentos.

    Geraldo
    Santa Teresa-ES
    21.05.2008

  160. Geraldo disse:

    A cada leitura, não importa se é um livro ou um texto, nos leva a uma ótica diferente, principalmente quando se trata dos grandes pensadores clássicos. Portanto, este resumo permitiu avaliar de forma sintética e ao mesmo tempo uma visão holistica da sociologia e da politica.

    Estou trabalhando o Manisto do partido Comunista – Marx e Engels. Se tiver algum comentário, gostaria de compartilhar.

    Abraço e meus agradecimentos.

    Geraldo
    Santa Teresa-ES

  161. Liliane disse:

    Nossa gostei muito, estou fazendo um trabalho sobre ele . e me ajudou será que vc não teria um resumo também do discurso: qual é a origem da desigualdade entre os homens, e se é autorizada pela lei natural. Nossa iria me ajudar muito. Agradeço.

  162. Gelma,

    Fico muito grato pela sua observação acerca da fonte que utilizei como referência. Procurei manter a máxima qualidade no resumo, parágrafo por parágrafo, mas acabei pecando neste pequeno, porém necessário, detalhe. Referência bibliográfica creditada!

    No entanto, sobre a bibliografia, não procurei dar atenção além de uma breve leitura que, por conseguinte, ficou de fora deste meu resumo. Caso queira estudar a vida e obra de Rousseau com material de singular qualidade, recomendo que comece pela Enciclopédia Britânica clicando aqui.

    Obrigado pelo comentário e bons estudos!

  163. Olá Allan!

    Estou fichando a parte restante do livro, mas creio que ainda levo mais alguns dias, considerando o pouco tempo que me tem restado.

    No mais, posso disponibilizar o livro na íntegra para você, caso tenha interesse. Basta um ok que lhe envio no teu mail!

    Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  164. gelma carrijo disse:

    NÃO TEM BIBLIOGRAFIA? COMO POSSO ACREDITAR NAS FONTES???

  165. Allan Cézar disse:

    Muito boa sua resenha… você nao teria das outras partes do livro nao?
    eu ficaria muito grato se tivesse. obrigado.

Deixe um comentário!