Assinar Feed RSS Visite nosso canal no Youtube! Siga-nos no Twitter! Encontre-nos no Google Plus! Encontre-nos no Facebook!

Conselho Econômico da ONU considera levantar proibição da folha de coca

Enviado por , em
Palavras-chave: , , ,

O Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) iniciará consultas sobre uma proposta da Bolívia para emendar a Convenção Única sobre Entorpecentes no que diz respeito à questão de mascar a folha da coca. A embaixadora da Bolívia em Genebra, Angélica Navarro, falou que se for aprovada, essa emenda permitirá a cada país tomar sua própria decisão sobre o tema.

“O mastigado da folha de coca em meu país é uma prática que se remota a 3.000 anos antes de Cristo e que pode ser vista refletida nos rostos das esculturas de pedra ou de monolitos do período”, disse.

A folha de coca, acrescentou, é um estimulante com propriedades medicinais e que ajuda no desenvolvimento do metabolismo em altitude.

O informe que serviu de base para sua proibição na Convenção Única esclareceu que mascá-la não parecia criar adição, disse a embaixadora boliviana. No entanto, o instrumento também colocava que [a folha de coca] alimentava o círculo vicioso da desnutrição.

“E me pergunto: se imaginam quantos alimentos de má qualidade teriam que proibir porque mantêm o círculo da desnutrição?”, apontou. A embaixadora boliviana acrescentou que todos esses argumentos possuem caráter colonialista e não deveriam fazer parte de uma convenção.

A folha da coca é usada ancestralmente por diversas populações andinas.

Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=40193

Comentários

Deixe um comentário!